Alergias em cães

Alergias em cães

Comum em muitos cachorros, as alergias podem ter diferentes causas, sendo, muitas vezes, difícil de detectar. Elas podem ser causadas por pulgas e carrapatos, alimentos ou por dermatites de contato. É importante descobrir a causa para que seja ministrado o tratamento correto. Para falar sobre o assunto, entrevistamos Juliana Baldassarri Bizzarri, médica veterinária especialista em prevenção e nefrologia. Confira:

1 – Quais são as principais causas das alergias em cães?

R. As principais alergias são a ectoparasitas (pulgas e carrapatos), alimentares e dermatites de contato.

 

2 – Como detectar que o cão está com alergia? Quais são os principais sintomas?

R. O principal sintoma é a coceira, mas podem ocorrer inchaços localizados, perda de pelos e até diarreia.

 

3 – Existem alergias mais comuns de acordo com as estações do ano? Exemplo inverno, verão? Explique.

R. No verão, os ectoparasitas são mais frequentes, então esse tipo de alergia também. E durante a primavera a presença do pólen pode desencadear alergias em alguns pets também.

 

4 – Quais são os principais tratamentos para alergias?

R. O tratamento depende do tipo de alergia, primeiro deve-se identificar o agente causador e tratá-lo. Se for ectoparasitas usar medicações para acabar com a infestação e manter um tratamento para evitar uma nova. Já se for alimentar, identificar o alimento alergênico e removê-lo completamente da dieta, na maioria das vezes a alimentação natural é a mais indicada. Em casos de alergias de contato, evitar o contato com o agente desencadeador da alergia. Medicações para diminuir a coceira e proteger a pele também são indicados.

Publicidade

 

5 – Tomar banho semanalmente ajuda a evitar alguns tipos de alergias? Explique.

R. Os banhos semanais não são prejudicais desde que sejam usados xampus específicos e os pelos muito bem secos, além de usar as ampolas de ceramidas para refazer a barreira de proteção da pele. Essas ampolas são específicas para pets.

 

6 – Existem outras formas de evitar alergias? Quais?

R. Normalmente os animais nascem alérgicos e só descobrem as alegrias quando aparecem os sintomas, mas as alergias a ectoparasitas são evitáveis com o uso de produtos para evitar a infestação de pulgas e carrapatos que podem ser coleiras, pipetas ou comprimidos.

 

Quer saber mais sobre o universo dos animais? Continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais do e-animals.

Compartilhe:
30 de julho de 2019 / por / em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *