Bobtail Japonês – alegres e brincalhões

Bobtail Japonês – alegres e brincalhões

Ao contrário do que indica o nome, o bobtail japonês originou-se na China há cerca de mil anos e é uma das raças que surgiram naturalmente, sem nenhuma intervenção do homem com cruzamentos e seleções. O imperador da China teria dado um bobtail como presente ao imperador do Japão, no século VII, e desde então tem sido considerado símbolo de boa sorte no Japão.

Essa raça experimentou a fama e a vergonha no extremo Oriente. O Japão sofreu com uma ameaça de infestação de vermes que prejudicaram a produção de seda, importante para o comércio. Com isso o governo mandou soltar os bobtails nas ruas para que eles cuidassem da peste. Em 1602 a raça foi rebaixada do posto de gato do imperador para gato de rua.

A raça foi levada aos Estados Unidos na década de 60 e tem crescido consideravelmente em número, sendo reconhecida como raça para participar de concursos de gatos em 1976. Hoje a raça é conhecida como símbolo japonês de boa sorte e prosperidade, aparecendo como figura em cerâmicas e pinturas com uma pata levantada em restaurantes japoneses.

 

Comportamento

Os gatos dessa raça são conhecidos por serem comunicativos, principalmente com as pessoas favoritas, eles se mostrarão muito dóceis. Exalam confiança e inteligência. Por possuírem muita energia são facilmente treinados a usarem coleiras e aprenderem obediência básica. O Bobtail é uma raça bastante sociável e que se relaciona muito bem com crianças e visitantes sem ser hostil com ninguém.

É um gato conhecido por ser bastante conversador, passando um bom tempo conversando com suas pessoas favoritas em tom de voz melodioso e suave. Ele se adapta com facilidade a situações novas, pessoas desconhecidas e até mesmo outros animais, além de serem ótimos gatos para se levar em viagens.

Publicidade

O bobtail japonês adora brincar, seja com um fio de água saindo da torneira ou com bolinhas, feiches de luz ou brinquedos. É comum encontrá-lo com algumas dessas coisas na boca quando não está miando para seu dono. Eles adoram também explorar cada canto da sala, desde pequenos buracos que passam despercebidos para nós até subir no parapeito da janela para observar o que está acontecendo do lado de fora da casa.

O bobtail japonês não é um gato de colo e apesar de aproveitar os afagos de seu dono durante o cochilo breve, esses gatos são ativos demais para permanecerem dessa forma por muito tempo – existem muitas coisas e lugares para serem explorados para que fiquem quietos em um lugar só.

 

Características

Além de ser uma das raças de gatos mais antigas que se tem conhecimento, o bobtail japonês é um gato que pode se orgulhar de sua longevidade – eles vivem entre 15 e 18 anos. A característica mais marcante é a quase falta de cauda que raramente aparece maior do que 3 cm e que por isso é conhecida por seu aspecto de pompom.

A raça bobtail japonês é dividida em duas variedades: a de pelo curto e a de pelo longo e pode ter uma única cor ou até três cores. Tem corpo médio, longo e elegante, cabeça triangular com olhos ovais, que proporcionam a raça um ar oriental que é muito apreciado, e focinho reto. Suas patas são outra característica marcante da raça, já que as patas traseiras são ligeiramente mais compridas que as dianteiras.

Curtiu as dicas? Continue nos seguindo por aqui e nas redes sociais do e-animals.

Compartilhe:
15 de julho de 2019 / por / em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *