Bons sonhos

Bons sonhos

Assim como os humanos os cães também sonham. Normalmente os sonhos estão relacionados a ações realizadas no dia a dia, como andar e latir. É perceptível o sonho no animal por haver o registro do R.E.M – movimento rápido dos olhos – fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado. Para falar sobre o assunto entrevistamos, abaixo, o médico veterinário Mauro Lantzman, especialista em comportamento de cães e gatos.

 

1. Cachorros sonham quando dormem? Quais são os estágios do sono de um cão?

R: Sim. Quando vemos um cão dormindo ele tem um primeiro estágio de sono superficial, depois de um certo tempo ele entra num estágio de sonho e isso é registrado porque ele tem o R.E.M, que é o movimento rápido dos olhos. Além disso, quando o cão está sonhando ele vocaliza e movimenta o corpo, imitando ou simulando o andar, por exemplo, ou o latido. E depois de um tempo que ele está nesse processo começa a superficializar o sono de novo e eventualmente acorda. Ou continua a dormir mais um tempo e eventualmente volta a sonhar.

2. Os sonhos dos cães são parecidos com os dos humanos? Com o que costumam sonhar?

R: Como falado acima os cães costumam sonhar que estão andando ou latindo. Acontecimentos do cotidiano.

 

 

3. Ao perceber que o cachorro está se mexendo muito durante o sono, é indicado acordá-lo?

R: Não. Ao perceber que o cachorro está dormindo e sonhando, não é preciso interferir com nada, não faz sentido. O sonho faz parte do processo de dormir e acordar que é um processo de organização neurológica e que quando é interrompido o sono aumenta-se o estresse do animal.

4. Qual a importância do sono para os cães? Quantas horas um cão deve dormir por noite?

R: O sono tem a mesma função para todos os animais. Acredita-se que os animais dormem e sonham para que haja uma reorganização do sistema nervoso, novas sinapses e caminhos neurogênicos são construídos. Quando se faz uma atividade nova importante, essa atividade será reorganizada para que o sistema nervoso faça isso cada vez com mais eficiência, rapidez e economia. Um cão adulto que se exercita dorme em média 15 horas por dia.

Publicidade

5. Se o dono perceber que seu cão não está dormindo bem a noite, quais as providências que ele deve tomar? Pode ter relação com o local onde ele está dormindo?

R: Deve procurar descobrir o que está causando isso. Um cão normalmente não dorme bem quando está com problemas fisiológicos como por exemplo coceira na pele ou problemas respiratórios. A perturbação do sono tem a ver com questões fisiológicas, patologias que ele possa ter, envolvendo dor, dificuldades respiratórias etc.

 

Gostou das informações? Continue nos acompanhando por aqui e nas redes sociais do e-animals.

Compartilhe:
4 de julho de 2019 / 1 Comentário / por / em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *