Como saber se seu cão está infeliz?

Como saber se seu cão está infeliz?

Observar o comportamento do seu cão é importante para perceber se ele está infeliz e quais os motivos. Mas sabemos que algumas ações ajudam e muito o pet a ficar alegre e relaxado, como passear bastante com ele, ter a atenção e o carinho do dono e deixá-lo o menos possível sozinho. Para falar sobre o assunto, entrevistamos Bruno Rigobello, médico veterinário e diretor técnico da VetMétodo. Confira:

 

1- Quais são os principais comportamentos que podem indicar que o cão está infeliz?

O animal tende a ficar prostrado, demonstrando perda de apetite, e às vezes pode iniciar com lambeduras nas patas, alguns ficam com marcas de choro no rosto.

 

2 – Quais são as principais causas da infelicidade canina?

Falta de atenção, carinho e solidão. Animais querem e precisam de atenção e carinho assim como crianças pequenas, e facilmente o espaço do quintal foi substituído por passeios em ruas, parques e até mesmo em shoppings.

Publicidade

 

3 – Ficar sozinho por muito tempo ou mesmo a morte do dono são motivos que podem levar a infelicidade do cão?

Sim, um cão sozinho por muito tempo não é uma recomendação. Lógico que não podemos condenar aqueles que moram sozinho e trabalham fora o dia todo a não ter um companheiro de quatro patas. Porém aconselhamos essas pessoas a deixar brinquedos, a televisão ligada. Com a tecnologia podemos contar com câmeras e vídeos interativos à distância para que possa dar atenção mesmo longe, é claro os amigos pets também merecem as creches para passar o dia recreando com outros companheiros peludos. Existem também pessoas que prestam serviços de passeios onde assim o animal terá uma interação e diversão no meio do dia, sem ficar tanto tempo só. Agora quando se trata da perda do tutor, isso não temos como remediar, apenas encontrar quem possa dar a atenção parecida que este pequeno já tinha. Afinal nem nós, humanos, sabemos a fórmula certa para lidar com isso, quem dirá os animais.

 

4 – Quais são os principais tratamentos, ou mesmo novas ações que devem ser feitas para a melhora do estado psicológico do cão?

Mudança de rotina, adestramento, e passeios e brincadeiras que despertem a felicidade.

 

 

5 – Existem cães mais propensos a infelicidade? Exemplo: cães que foram abandonados, tiveram doenças etc. Explique.

Cães que sofreram abandono podem demorar um pouco mais para voltar a ser feliz, porém tudo vai da atenção e carinho que ele vai encontrar no novo lar. Difícil dizer se tem motivo para infelicidade, isso assim como para nós é muito pessoal. Trabalhando lado a lado com uma ONG, já presenciei animais abandonados que ficaram dias tristes, às vezes agressivos, como também aqueles que em nenhum momento se abalaram e saíram abanando o rabinho para tudo e todos, encantando e procurando pessoas na mesma energia que ele.

 

6 – A infelicidade pode acarretar em problemas de saúde física no cão? Explique.

Acredito que sim, desconheço algum estudo, mas associo a medicina e acredito que animais infelizes tendem a ter uma imunidade alterada e podem ficar mais suscetíveis a doenças.

 

Gostou das dicas? Continue nos seguindo por aqui e nas redes sociais do eanimals.

Compartilhe:
11 de fevereiro de 2020 / por / em ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *