Namoro de cães com responsabilidade. Confira algumas dicas!

Namoro de cães com responsabilidade. Confira algumas dicas!

É muito comum os tutores de cães terem vontade de cruzar seus animais. Nesse momento é inevitável a insegurança surgir, principalmente pra quem não conhece como funciona o procedimento de acasalamento. O processo é muito simples, porém necessita de alguns cuidados especiais para que tudo saia de forma correta e planejada.

Importante reforçar que, antes de começar o processo de cruza dos animais, é válido procurar um bom veterinário e verificar se o seu cão não tem nenhum problema de saúde, inclusive para que não ocorra a transmissão ao outro animal. Feito isso, outro ponto válido a ser considerado é: será que todos os filhotes encontrarão lares bons e permanentes? Deve-se existir a responsabilidade, seja como criador ou como doador.

Fique atento: não se pode cruzar pais e filhotes! Tal procedimento, realizado por alguns criadores que desejam aperfeiçoar as raças, compromete a saúde dos bichinhos e desencadeia problemas como alterações genéticas e doenças neurológicas. Se o macho e a fêmea são parentes e vivem na mesma casa, mantenha o macho distante quando a fêmea estiver entrando no período do cio.

Para as cadelas de pequeno porte, a recomendação é realizar o cruzamento no terceiro cio. Já para as maiores, o ideal é para o segundo. Caso ela já tenha filhotes, o correto é esperar, aproximadamente, um ano para tentar acasalar novamente.

Tenha certeza de que seu peludo tem a idade adequada para poder ter relações sexuais com outro cão. Cair na tentação de cruzá-lo quando são muito novos pode causar muitos problemas e até levá-lo à morte. Da mesma forma, os animais não devem ser muito velhos, pois a gravidez também pode levar à morte, tanto da fêmea quanto dos filhotes.

Publicidade

 

Período de ovulação

Todas as cadelas devem cruzar no período de ovulação, que é aproximadamente no nono ou décimo dia depois do início do cio. A gestação canina dura, em média, dois meses e, após a ovulação, a maioria das cadelas terminam os relacionamentos com o macho e não querem mais contato.

O que determina o número de filhotes em uma gestação é a quantidade de óvulos produzidos. As cadelas que cruzam no final ou no início do cio têm mais chances de terem poucos filhotes.

Cruzar cães da mesma raça é fundamental para a saúde do animal e para a eficácia do procedimento. Informe-se com o veterinário sobre as vacinas e saiba mais sobre o uso de anticoncepcionais, pois eles podem propiciar o aparecimento de tumores em seu bichinho.

Apenas os cães adultos é que podem fazer o acasalamento. Uma gestação bem precoce pode causar sérios problemas de parto e, no caso de machos novos, a fratura do osso peniano é muito frequente, pois ainda não está desenvolvido.

O desmame pode ocorrer em, aproximadamente, 30 dias após a concepção dos filhotes de raças grandes. Já com as raças pequenas, em até 45 dias. Com o tempo, é possível iniciar GRADATIVAMENTE o consumo da ração.

Agora que você já sabe algumas dicas sobre o namoro de cães com responsabilidade, que tal curtir e acompanhar o e-animals nas redes sociais? Acompanhe também nosso site, pois aqui você sempre terá dicas, informações e matérias interessantes sobre o universo dos nossos amigos de pelo.

Compartilhe:
24 de abril de 2017 / por / em , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *