O versátil poodle

O versátil poodle

Embora haja vários registros da existência do poodle, como artefatos e esculturas romanas e gregas em sua homenagem, sua origem ainda é bastante controversa.

Uma das hipóteses indica que a raça tenha surgido na Alemanha a partir do cruzamento entre vários tipos de cães d’água portugueses, russos, espanhóis, alemães, húngaros e franceses. Outra declara que há entre seus antepassados a raça barbet francesa. E há ainda mais uma possibilidade: a desses cães serem descendentes de cães pastores da Ásia e terem sido trazidos à Alemanha pelas tribos ostrogodos e góticas alemãs.

E não para por aí. Outra possível teoria é a de que o poodle tem antepassados das estepes asiáticas que, juntamente com os cães mouros do século VIII, apareceram em Portugal após a conquista dos berberes do norte da África.

Acredita-se que as versões menores da raça, como o poodle toy e o poodle miniatura, foram criadas em 1400 para impressionar a burguesia parisiense. As variações miniaturas e standard foram utilizadas na cultura francesa para caçar patos e trufas, iguarias muito usadas na culinária francesa. Enquanto isso, o poodle toy era mantido como animal de estimação, principalmente de comerciantes e da nobreza. Foram os ciganos que começaram a treinar os poodles com o intuito de torná-los cães de circo. E, muitas vezes, eles realizavam truques impressionantes. O primeiro poodle foi registrado em 1874 e 1888, pelo Kennel Club of England e pelo American Kennel Club, respectivamente.

Personalidade

Um grande entusiasta da raça humana, o poodle é um ótimo parceiro de aventuras. Sua personalidade brincalhona faz dele a alegria da casa. Como adora agradar seu tutor, é uma ótima raça para adestramento. Muito inteligente e ativo, o poodle consegue dominar vários truques e é muito bom em esportes para cães.

Publicidade

E o melhor da raça é que ela vem em diferentes tamanhos para você escolher. O poodle toy é a menor. Ideal para quem vive em apartamento ou gosta de viajar, ele é o típico cão que “cabe na bolsa”. Já o poodle mini é o mais versátil. Ele se adapta bem a apartamentos e a famílias com crianças grandes e pequenas. Pode ser tímido com estranhos, mas adora as pessoas com quem convive. E o poodle standard, ou poodle gigante, precisa de mais espaço, por causa de seu porte. Ele é ideal para quem vive em casa com um grande quintal. Costuma ser um grande atleta e é bastante extrovertido.

 

 

Adestramento

O poodle costuma ser inteligente e leal, mas também pode ser malandro. Eles são muito brincalhões e adoram agradar seus tutores, o que facilita seu adestramento. Se bem exercitados e treinados, podem ser animais de estimação bastante calmos e cooperativos. Muito protetores de suas casas e famílias, o poodle pode ser um ótimo cão de guarda e pode até atacar alguém que se aproximar da casa.

Justamente por ser uma raça inteligente, pode ser difícil lidar com o poodle se ele aprender maus hábitos – e essa é uma raça que os aprende fácil. Para isso, pode ser necessária a ajuda de um adestrador para reverter comportamentos indesejados. Algumas das atividades que poodles adoram são rastreamento como procurar objetos, caça, treino de agilidade e obediência.

 

Gostou das informações? Nos siga também nas redes sociais do e-animals!

Compartilhe:
7 de maio de 2019 / por / em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *