Quais são os cuidados que devemos ter com nossos pets no inverno?

Quais são os cuidados que devemos ter com nossos pets no inverno?

Tomar alguns cuidados com os animais de estimação no período do inverno não é frescura. Vai além do uso de roupinhas e banho com água quente. Os cachorros idosos, por exemplo, são mais afetados porque costumam sofrer com artrose e dores na coluna e nas articulações. Além disso, eles sentem mais frio porque a pelagem não é mais eficiente, a camada de gordura não é tão espessa e os músculos ficam atrofiados, o que diminui o metabolismo.

É importante não deixar o animal tomar chuva ou ficar no vento, colocar roupas quentes em filhotes e cães idosos de pelo curto, usar caminhas com isolante para evitar que o colchão fique em contato com o chão frio ou colocar um estrado embaixo. E colocar edredons ou cobertores para o cachorrinho se aquecer.

Além disso, coloque o pet em um local arejado, mas sem vento e evite aquecedores porque eles ressecam o ambiente. Caso seja necessário, uma dica é espalhar toalhas molhadas e bacias com água para manter a umidade.

Outro cuidado que devemos tomar é manter as vacinas em dia porque os cães ficam com a imunidade baixa no inverno. E na hora do banho escolher os horários mais quentes do dia, usar água morna, secar com secador e proteger bem os ouvidos para evitar otite. E quando o bichinho não está muito sujo, opte pelo banho seco – com gel ou lenço umedecido –, intercalando com os banhos com água.

 

 

Gatos

Para saber se os felinos estão com frio uma dica é sentir se as patinhas e pontas de orelhas estão geladas. Se estiverem, é sinal de que estão com frio. Aí o ideal é colocar uma roupinha, principalmente se o gato tiver pelagem muito curta. Estimule seu gato a tomar banho de sol e mantenha a caminha com edredom e estrado embaixo para evitar a friagem que vem do chão. Outra opção é a cama tipo iglu já que os gatos gostam de se esconder. E mantenha sempre as vacinas em dia, em especial, contra rinotraqueite.

Publicidade

Pássaros

Nesta época do ano, frio e vento fazem as aves passarem mal. A corrente de ar fura a proteção da pena e rouba o calor da pele. É parecido com o efeito do vento sobre a blusa de lã nos seres humanos. Portanto alguns cuidados são fundamentais como evitar deixar a gaiola em correntes de ar, promover banho de sol para manter a temperatura do corpo, cobrir a gaiola à noite com uma lona ou tecido escuro. Cobertores e edredons não aquecem mais que outros tecidos, então, a sugestão é um cetim preto. Vasilhas especiais para tomar banho devem estar sempre cheias para manter o ambiente umidificado e em locais muito frios, a dica é colocar uma lâmpada de cerâmica ou aquecedor no quarto onde a gaiola fica.

 

Curtiu as dicas? Continue nos acompanhando aqui e nas redes sociais do e-animals!

Compartilhe:
18 de junho de 2019 / por / em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *