Qual animal de estimação combina com você?

Qual animal de estimação combina com você?

Escolher um animal de estimação não é uma tarefa fácil. É preciso se conhecer e saber que bichinhos dão trabalho, necessitam de atenção e de dinheiro para mantê-los. Antes de ter um, faça o exercício e se pergunte se você tem tempo para doar a um animalzinho e, de acordo com seu estilo de vida, qual pet combina mais com você. Para falar sobre o assunto, entrevistamos, abaixo, Marcio Barbosa, veterinário da MSD Saúde Animal. Confira.



1 – O que deve ser levado em consideração na hora de escolher um animal de estimação?

R. Na hora de adquirir um animal é preciso lembrar que ele, assim como nós, também precisa de cuidados. Esses cuidados vão desde carinho até medicamentos. Depois de estar ciente sobre isso, a escolha de cão ou gato vai de acordo com o seu comportamento. Os cachorros precisam de mais atenção que os gatos. Eles, dependendo da raça e personalidade vão precisar de passeios e atenção diária. Já os gatos precisam de cuidados especiais para terem uma boa qualidade de vida em casa.

 

2 – Pessoas que moram sozinhas devem optar por ter gato? Explique.

R. A gente acha que os gatos são mais adeptos a solidão. De fato, eles são mais independentes, mas isso não quer dizer que não precisam de cuidados. Os gatos são animais melhores para pessoas que moram sozinhas, mas eles também gostam de companhia. Por isso, é importante saber que ao adquirir um gato você vai ter um animalzinho que depende e precisa de você.


3 – Para ter cachorro é preciso que a pessoa tenha tempo para passear com o animal, brincar, dar atenção? Comente.

R. Sim, todo animal precisa de cuidados. Dependendo da sua residência e da casa do cachorro, o cão vai precisar de mais estímulos como passeios e brincadeiras diárias. Independente disso, todo tutor precisa ter e se dedicar ao cãozinho, pois eles são dependentes de nós.

 

4 – Algumas raças de cachorros podem viver bem mesmo ficando bastante tempo sozinhas?

R. Não podemos dizer que é certo e nem saudável deixar os animais sozinhos o dia todo. O que podemos dizer é que alguns animais se adaptam melhor em um período curto sozinhos graças ao seu comportamento independente. Por isso, é preciso pesquisar o comportamento de cada animal. Algumas raças como schnauzer, shih-tzu, bassed, lhasa apso são mais tranquilos em relação ao assunto.

Publicidade

 

5 – Quais são as características que uma pessoa deve ter para escolher ter um animal de estimação?

R. Todo mundo pode ter um animal, mas é preciso estar ciente que eles necessitam de atenção e possuem um custo financeiro, seja por banho, passeios, alimentação e vacinação. A pessoa que quer ter um animal deve analisar se ela terá tempo e dinheiro para ter o bichinho.

 

6 – É necessário gostar de animais para ter um? Ou a convivência com um animal pode conquistar o dono?

R. É claro que a convivência ajuda a gostar de animais. Eles são carinhosos e é impossível não amar um bichinho, mas é importante que o tutor já tenho um carinho por eles. Isso porque quando a gente gosta, a gente cuida, e os animais precisam desses cuidados.

 

7 – Cachorros e gatos são boas companhias para idosos e crianças? Comente e explique.

R. Sim, cachorros e gatos são boas companhias para idosos e crianças, mas é preciso ter atenção na escolha para cada uma delas. Para os idosos, é importante que seja um animal adulto, assim os idosos possuem menos trabalho que um filhote. Os cachorros e gatos são ótimas companhias e podem ajudar em exercícios básicos que melhoram a vida de pessoas de idade. Já para as crianças, o convívio com os animais traz, além de uma companhia saudável, o aprendizado de amor e responsabilidade.

 

Curtiu as dicas? Continue nos seguindo aqui e nas redes sociais do e-animals!

Compartilhe:
7 de janeiro de 2020 / por / em ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *