Quer ter um porquinho da Índia? Conheça como cuidar e as principais raças

Quer ter um porquinho da Índia? Conheça como cuidar e as principais raças

A primeira coisa que quem quer ter um porquinho da Índia de estimação deve saber é que esses animais não conseguem viver sozinhos, precisam sempre ter um companheiro da mesma espécie por perto. Isso porque o porquinho da Índia é um roedor que quando está na natureza, costuma viver em pequenos grupos formados por fêmeas, machos e seus próprios filhotes. Assim, é indicado ter no mínimo uma dupla de porquinhos da Índia de estimação.

Existem várias raças de porquinhos da Índia que se diferenciam, principalmente, pela pelagem. As principais são:

Abissínio: o pelo se desenha em formato de rosetas (geralmente, 10).

Pelo curto inglês: é a espécie mais comum, a pelagem é uniforme e está presente em pouca quantidade.

Angorá: este porquinho da Índia é similar ao da raça abissínio, porém, possui pelos mais compridos.

Publicidade

Sheltie: possui pelagem bem lisa e longa.

Silkie: o pelo cresce partindo da cabeça e indo até o final do corpo. Ele fica em formato de gota, quando penteado.

Peruano: os longos pelos é a característica que mais chama a atenção nos porquinhos da índia desta raça. São bem gordinhos.

Outras raças de porquinho da índia não muito comuns, pois não são procriadas no Brasil, são: Coronet, Teddy, Texel e o American Crested, único representante da América do Norte.

Considerados animais muito dóceis, os porquinhos da Índia vivem bem dentro de gaiolas e adoram receber e dar carinho podendo ficar horas no colo. Só é preciso atenção na hora de retirá-los da gaiola, porque caso se sintam ameaçados, sozinhos ou não tenham criado uma relação de confiança com o dono, podem fugir e achar um animal tão pequeno não é uma tarefa fácil.

 

Alimentação

A alimentação do porquinho da Índia é um dos mais importantes cuidados que devem ser tomados pelo dono, já que ela deve ser essencialmente herbívora. Capim ou feno devem ficar disponíveis 24h por dia ao animal e demais legumes/verduras podem ser oferecidos crus ou vaporizados uma vez ao dia, uma porção. Mas se você basear a alimentação do animal em ração, precisa procurar um veterinário. Já as comidas proibidas são: cenoura, batata, feijão, figo, couve, couve flor, frutas e demais alimentos humanos.

Os porquinhos costumam viver entre cinco e oito anos se forem cuidados da maneira correta. O investimento para adquirir um varia de acordo com a raça escolhida. Os machos medem até 25 cm e podem chegar a pesar 1 Kg, já as fêmeas são um pouco menores, medindo em torno de 20 cm e pesando entre 600 e 900 gramas. O macho, ao ser pressionado na região superior, deixará o pequeno órgão à amostra, que tem o formato da letra ‘i’. Já as fêmeas têm a região genital em forma de um ‘Y’ e, caso pressionadas, nada acontece.

Gostou das dicas? Nos acompanhe por aqui e nas redes sociais do e-animals!

Compartilhe:
7 de junho de 2018 / por / em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *