Você conhece as principais características do gato siamês?

Você conhece as principais características do gato siamês?

Uma das mais conhecidas e populares raças é a do gato siamês. Famoso por seu pelo de cor creme e marrom, e seus olhos azuis, esses gatos vieram da Tailândia, e ganharam o coração dos brasileiros.

Entre as principais características físicas do gato siamês estão o corpo alongado e fino; pelagem creme ou branca na maioria do corpo e marrom nas extremidades; cauda longa e fina como as patas; orelhas grandes e pontudas; rosto alongado e triangular; nariz afinado; “máscara” marrom nos olhos e focinho e olhos azuis. Porém, esses gatos não nascem com essa aparência. Os felinos da raça nascem totalmente brancos, adquirindo essas características de cor a partir dos 5 meses de idade. Sua pelagem é curta e nunca longa, diferente do gato persa.

É comum confundirem o gato siamês com o gato thai, que tem um padrão de cores parecido com o do siamês, mas seu corpo e temperamento são diferentes. O thai é menor e seu rosto é mais escuro, enquanto o siamês tem o corpo comprido e mais claro. Existem 8 tipos de gato siamês, são eles: Lilac Point: a coloração do gato é cinza claro; Cream Point: gato cor creme ou levemente alaranjado; Chocolate Point: cor marrom claro; Seal Point: cor marrom escuro; Blue Point: cor cinza escuro; Red Point:  cor Laranja escuro (raro entre eles); Tabby Point: padrão de cores malhado; Tortie Point: coloração com manchas avermelhadas que lembram o casco de uma tartaruga.

 

 

Temperamento

São muito inteligentes. Adoram uma brincadeira que pareça um desafio ou charada em busca de uma recompensa. As brincadeiras comuns até os agradam, mas em pouco tempo eles ficam entediados e começam a observar o ambiente em busca de uma nova aventura. O porte atlético do bichano ainda o beneficia a explorar lugares cada vez mais difíceis de acessar.

Os gatos siameses são muito apegados aos seus donos e alguns deles viram uma verdadeira sombra de seu tutor, o acompanhando e o observando praticamente em todas as atividades que o dono realiza. Ele está sempre perto do dono.

Publicidade

Uma outra característica dos gatos siameses é que normalmente a convivência com outros gatos ou outros animais têm tudo para ser tranquila. Os gatos siameses são amistosos com outros animas, desde que você os acostume em um primeiro momento a conviver tranquilamente, demonstrando que o outro animal também pertence àquele espaço e não significa uma ameaça para o gatinho.

Os gatos siameses são extremamente escandalosos no período do cio. As gatas desta raça normalmente miam extremamente alto e com constância durante o seu período de cio para chamar a atenção dos machos. É possível encontrar alguns machos que respondam à mesma altura.

 

Quer saber mais sobre o mundo animal? Continue nos seguindo por aqui e nas redes sociais do e-animals!

Compartilhe:
7 de junho de 2019 / por / em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *