Você conhece o gato azul russo?

Você conhece o gato azul russo?

A característica mais peculiar do gato azul russo é sua pelagem azulada. Ela é grossa, bastante densa, dupla, curta, muito macia e boa para fazer carinho. Sua cauda possui listras que são praticamente imperceptíveis.

Seus olhos costumam ser brilhantes, vívidos e verdes escuros, porém, há variações de tonalidades. Quando estão em competições, manchas brancas ou amarelas, nos olhos ou na pele, são consideradas imperfeições.

Em relação ao tamanho destes gatos, eles possuem um tamanho moderado. Quando adultos, seu peso médio é cerca de 3,5 kg a 7 kg. O macho costuma ser maior do que a fêmea.

Seu corpo é delgado e sua cabeça ovalada. Os focinhos destes gatos são curtos e suas orelhas são eretas e pontiagudas. Seu rosto é bastante simétrico e equilibrado.

 

Origem

Publicidade

Acredita-se que o gato azul russo é originário do porto de Arkhangelsk, na Rússia. A história conta que eles foram levados por marinheiros, na década de 1860, das Ilhas Arcanjo para a Inglaterra e Norte da Europa.

Em 1875, foi registrada sua primeira aparição fora da Rússia, esta aparição ocorreu no Palácio de Cristal, na Inglaterra. Sua raça foi reconhecida apenas em 1912, sendo que antes ele era classificado dentro de uma classe em que estavam todos os outros gatos azuis.

Até depois da Segunda Guerra Mundial os Russo e os Escandinavos continuavam desenvolvendo a raça. Mas houve um tempo de escassez de gatos azuis russos em que cruzaram eles com gatos siameses.

Os gatos azuis russos originaram outras raças como o havana brown, e também ajudaram a modificar raças já existentes como o nebelung. Existem outras raças de gatos azuis, como os azuis britânicos, que não têm relação com o gato azul russo.

A raça é uma ótima opção para pessoas que possuem alergias leves a moderadas. Há evidências que comprovam que o azul russo afeta menos as pessoas alérgicas do que outras raças.

Segundo especulações, este fato ocorre porque a raça produz uma quantidade menor de glicoproteína Fel d 1, responsável por causar alergia de gato. Também existe a teoria de que a pelagem mais grossa pode segurar os alérgenos mais perto da pele dele. Dessa forma, afeta menos as pessoas.

Existem algumas lendas que ainda não foram confirmadas que contam que o gato azul descende de gatos que eram acompanhantes dos antigos czares russos.

Há também pessoas que afirmam que houve uma época em que eles eram caçados por causa de sua distinta pelagem, que era utilizada em casacos para enfeitar golas e mangas.

 

 

Guia de Raças: Gato Azul Russo

 

Características Comportamentais

Os gatos azuis russos são bastante brincalhões, ativos e inteligentes. Eles são curiosos e podem ficar tímidos com estranhos, pois são bastante desconfiados e reservados.

Podem viver cerca de 10 a 15 anos, eles costumam ter poucos problemas de saúde. Estes felinos não são propensos a doenças por causa de sua boa genética.

Porém, tome cuidado para não alimentá-lo em excesso, pois eles tendem a ficar acima do peso, podendo até ficarem muito obesos. São conhecidos por serem menos destruidores de casas do que gatos de outras raças. A personalidade deles é tranquila. Além disso, eles ficam muito próximos de seus donos e desenvolvem vínculos afetivos fortes.

Os azuis russos são ótimas opções para famílias com crianças ou outros animais de estimação de pequeno porte. Eles se dão muito bem com as crianças e outros animais devido ao fato de serem muito brincalhões e amigáveis.

 

Gostou das informações? Continue nos seguindo por aqui e nas redes sociais do e-animals.

Compartilhe:
19 de março de 2020 / por / em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *