Você conhece o gato sem rabo?

Você conhece o gato sem rabo?

O gato manx é uma raça originária da Ilha de Man, na Irlanda, cuja principal característica é a ausência da cauda – total ou parcialmente. Possui algumas variedades como o stumpy cuja cauda é muito pequena e não deve passar de 3 cm e dos rumpy que não tem cauda nenhuma e possuem um orifício no final da coluna vertebral.

Os gatos manx têm patas traseiras que são mais longas que as patas dianteiras. Além disso, podem ter dois tipos diferentes de pelos. Os de pelos curtos tem duas camadas – a inferior é curta e a camada superior é mais longa e mais grossa. E o manx de cabelos compridos, também conhecido como cymric manx, também tem duas camadas de pelos. No entanto, ambos os pelos são de comprimento médio e são bastante sedosos. Além disso, os gatos exibem rufo – um pedaço de pelo mais longo, às vezes encaracolado – na barriga, pescoço, alças e orelhas.

 

 

Temperamento

 

Trata-se de uma raça com temperamento dócil e brincalhão. São gatos muito ativos e fortes, que possuem grandes habilidades de saltos, pulando a grandes alturas. Dotados de muita curiosidade, os gatos dessa raça são capazes de aprender a utilizarem suas patas para mover maçanetas de portas e abri-las com o objetivo de entrar em um local que tenha algo que queiram.

 

Devido às características genéticas, esta raça pode ser facilmente reconhecida, uma vez que esses animais apresentam suas caudas suprimidas.

 

 

História

 

O Manx é uma das raças de gatos mais antigas conhecidas. Muitas lendas maravilhosas cercam a origem dessa raça. A mais interessante, porém a menos geneticamente precisa, é que o manx estava tirando um soneca quando Noé convocou todos os animais para a arca. Ele despertou justo no momento em que Noé estava fechando a porta da arca. Ele conseguiu entrar na arca a tempo, mas Noé fechou a porta acidentalmente na sua cauda, a cortando por inteiro. Outra lenda conta que a raça veio de um dos navios da Armada Espanhola que afundou na costa de Ilha de Man em 1588.

Publicidade

A origem verdadeira do manx provavelmente tem mais a ver com navios comerciais que iam da Fenícia para o Japão. Talvez esses navegantes selecionaram alguns gatos japoneses com cauda em formato de saca-rolhas, os trazendo ao navio como caçadores de ratos ao invés de importá-los como uma nova raça de gato.

 

Gostou das informações? Continue nos seguindo aqui e nas redes sociais do e-animals!

Compartilhe:
18 de setembro de 2019 / por / em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *